Volkswagen ID.Buzz: 'pão de forma' reencarnada em modo eléctrico

Demorou cinco anos a ganhar forma a descendente da "pão de forma" dos anos 50 e 60 quando o protótipo foi apresentado no salão automóvel de Detroit. 

Baptizada desde o primeiro momento como ID.Buzz, a carrinha eléctrica da Volkswagen é proposta na versão para cinco passageiros, ao estilo de um monovolume. 

Tal como a variante profissional ID.Buzz Cargo, apresenta um amplo espaço interior como lhe possibilita a plataforma MEB em que é construída. 

Tem 4,71 metros de comprimento por 1,99 de largura e 1,94 de altura, com a distância entre eixos a chegar aos 2,99 metros para dotá-la com o máximo de habitabilidade. 

A bagageira chega aos 1.121 litros de capacidade, ampliável até aos 2.205 litros com a segunda fila de bancos rebatida. 

E, mesmo que o volume da carroçaria não pareça, é aerodinâmica quanto baste: a Volkswagen indica um coeficiente Cx de 0,28 (Cx 0,29 para a ID.Buzz Cargo). 

A médio prazo serão propostas versões configuradas para seis e sete lugares, e uma variante com carroçaria longa. 

Já a ID.Buzz Cargo, concebida para dois ou três ocupantes, dispõe de um painel a separar o espaço de carga de 3,9 metros cúbicos, capaz de transportar até duas euro-paletes.

Um motor eléctrico 

O motor eléctrico a dar tracção às rodas traseiras tem uma potência de 150 kW (204 cv) e um binário de 310 Nm, capaz de levá-la a uma velocidade máxima de 145 km/hora. 

Embora não tenha sido indicada a autonomia dada pela bateria de 82 kWh, é previsível que possa chegar aos 600 quilómetros no ciclo combinado WLTP. 

O carregamento da bateria em corrente alternada de 11 kWh demora 7h30 mas, num posto rápido de corrente contínua a 170 kWh, bastam 30 minutos para carregá-la de cinco a 80%.

Com a ID.Buzz chegam duas opções de carregamento: com o sistema Plug & Charge, a carrinha e a estação "reconhecem-se", bastando ligar o cabo para iniciar o processo. 

Já no carregamento bidireccional, a Volkswagen explica que a carrinha poderá armazenar o excesso de energia produzido pelos painéis solares de uma casa, por exemplo. 

Numa segunda fase, poderá devolvê-la à rede eléctrica doméstica, num processo em tudo semelhante ao que já está disponível em modelos como o Kia EV6 e o Hyundai Ioniq 5. 

Materiais sustentáveis 

A Volkswagen quis fazer da ID.Buzz um modelo alegre e divertido, e essa vontade é visível no desenho geral da carrinha.

A pintar a carroçaria estão sete cores mas são permitidas quatro combinações bicolores, sempre com o Branco Candy como base. 

Para o interior está disponível uma ampla variedade de cores para os estofos dos bancos, e para os revestimentos do tabliê e das portas, com a iluminação ambiente a poder ter até 30 tonalidades. 

A ideia de construir um modelo o mais sustentável possível está bem visível nos equipamentos a bordo, marcados pela ausência de materiais de origem animal. 

O volante multifunções é em poliuretano, enquanto os estofos e os revestimentos são em materiais plásticos reciclados, com a mesma sensação ao toque da pele.

Tecnologias de última geração 

O ambiente tecnológico é realçado pelo painel de instrumentos digital com 5,3 polegadas e pelo ecrã táctil de infoentretenimento ao centro, de dez ou 12 polegadas. 

Os sistemas de conectividade mais recentes estão presentes, compatíveis para Apple CarPlay e Android Auto

Distribuídas por todo o habitáculo estão até oito entradas USB, com uma delas junto ao retrovisor para ligar uma câmara, por exemplo. 

A caixa de velocidades automática é activada através de um interruptor combinado na coluna de direcção.

E, entre os mais de 30 sistemas de segurança activa e apoio à condução, destaca-se a mudança de faixa assistida em auto-estrada a partir de 90 km/hora. 

Tem ainda o sistema Car2X que permite à ID.Buzz ligar-se a outros veículos e infra-estruturas de transporte para indicar situações inesperadas na viagem. 

A ID. Buzz será inicialmente proposta com o nível de equipamento Pro, para depois ser lançado o nível Pure numa versão mais básica. 

Prevista para chegar ao mercado nacional no início do Outono, são ainda desconhecidos os preços por que será vendida. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Em destaque